quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O SITE DO SPGL - ESPELHO DE UM SINDICATO FECHADO SOBRE SI PRÓPRIO

As alterações que têm vindo a ser introduzidas no site do SPGL acompanham o progressivo enquistamento da Direcção e traduzem fielmente a cada vez menor ligação aos sócios e aos núcleos sindicais de base.
Sem que fosse dada qualquer explicação, foram suprimidas do site todas as páginas das Direcções Regionais, onde, embora de forma irregular e insuficiente, ainda se dava a conhecer alguma actividade nas regiões e nas zonas (convocação de reuniões, indicação dos responsáveis sindicais, etc.).
Antes, tinha já desaparecido do cabeçalho a ligação à Frente Comum, organização que o SPGL integra, mas cujas posições não divulga. Veja-se o caso recente da Proposta Reivindicativa Comum, aprovada a 20 de Novembro e divulgada pela Fenprof
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=95&doc=4368&mid=115
Através da consulta ao site não é possível a informação sobre aspectos tão elementares da vida sindical como sejam a composição da Comissão Executiva e dos outros órgãos dirigentes.
O Conselho Geral, criado em 2006, e apresentado como espaço de vigilância crítica, de representação das várias sensibilidades, é como se não existisse para o site.
Entretanto, há espaço para comentadores convidados emitirem as suas opiniões, ainda que antissindicais. Espaço também para o desfile de vaidades e de exibição das opiniões pessoais de alguns dirigentes.
Também a possibilidade de comentários dos sócios aos artigos publicados foi pura e simplesmente eliminada.
Assim Não, Direcção do SPGL!
O SPGL é dos sócios, não é dos dirigentes, nem das tendências.

Sem comentários: