quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Momentos decisivos

Enquanto o Diário de Notícias, em editorial, chora a derrota do Governo de Sócrates Um governo vergado aos sindicatos e o Público desvia as atenções do essencial http://www.publico.pt/Educação/guerra-dos-docentes-transformase-numa-disputa-semantica_1410494 , os professores continuam alerta e mobilizados para que a luta desenvolvida nos últimos quatro anos atinja os resultados pretendidos.
No imediato, é necessário que a Assembleia da República assuma as suas responsabilidades e vote, amanhã, a suspensão do modelo de avaliação. Como disse o deputado do PCP, Manuel Tiago: "As palavras da ministra não são lei. E para que as leis sejam anuladas é preciso que exista uma outra lei que o faça".
Entretanto, nas negociações, a força da Fenprof para defender as propostas dos professores será tanto maior e mais determinante quanto maior for a mobilização nas escolas.

1 comentário:

Unknown disse...

Porque julgo ser do vosso interesse, junto envio uma nota do Gabiente de Imprensa do Grupo Parlamentar do PCP sobre o debate de hoje na AR:
Foram hoje debatidas as várias iniciativas parlamentares relativas ao estatuto da Carreira Docente e à avaliação dos professores, entre as quais se conta o Projecto de lei n.º 2/XI apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP.
Do debate resultou, no essencial, a insistência por parte do PS na manutenção em vigor do actual modelo de avaliação enquanto se procede à sua revisão. Mas resultou igualmente uma posição preocupante por parte do PSD.
Depois de, na anterior Legislatura, ter apresentado um Projecto de Lei e dois Projectos de Resolução propondo a suspensão da avaliação e de ter votado favoravelmente todas as iniciativas apresentadas no mesmo sentido, o PSD prepara-se agora para inviabilizar a aprovação dos Projectos de Lei e de Resolução apresentados pelos vários Grupos Parlamentares.
Esta lamentável atitude do PSD, violando inclusivamente os compromissos assumidos no programa eleitoral que apresentou em Setembro, poderá comprometer os objectivos centrais visados pela luta dos professores: impedir que o actual modelo de avaliação produza mais prejuízos e reparar aqueles que entretanto foram causados.
O PCP manter-se-á firme e coerente nas posições que tem assumido, em solidariedade com os professores e a sua luta na defesa de uma escola pública de qualidade.
Se os restantes partidos da oposição adoptarem a mesma posição, certamente amanhã sairá da Assembleia da República uma Lei que suspenda o actual modelo de avaliação e reponha alguma tranquilidade nas escolas portuguesas.
Se o mesmo não ocorrer, os professores portugueses continuarão a ter no PCP uma força política que não poupará esforços na intervenção política para que esta questão seja resolvida, na Assembleia da República e fora dela.
Junto anexamos a Intervenção do Deputado Miguel Tiago na abertura do debate e os vídeos das intervenções decorrentes do mesmo.
Intervenção do Deputado Miguel Tiago
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34670&Itemid=196
Intervenção do Deputado João Oliveira
http://80.251.167.42/videos-gppcp/2009-11-19Prof3.wmv
Intervenção do Deputado António Filipe
http://80.251.167.42/videos-gppcp/2009-11-19Prof4.wmv
Intervenção do Deputado Bernardino Soares
http://80.251.167.42/videos-gppcp/2009-11-19Prof5.wmv
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Ramos
Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PCP