domingo, 29 de março de 2009

Solidariedade com a luta dos professores do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre – Caldas da Rainha


O Agrupamento de Santo Onofre é um dos últimos bastiões na luta dos professores contra a arbitrariedade e a ilegalidade, que campeiam no Ministério da Educação. Com uma determinação inabalável, os professores deste agrupamento têm mantido firme a sua recusa em participar na farsa da avaliação simplex, e no processo de eliminação da gestão democrática, de que a nomeação dos directores é a peça final.
Após diversas tentativas de convencimento por parte da DREL, que incluíram a presença do respectivo director regional numa reunião do Conselho Pedagógico, os professores continuam a manter a sua indisponibilidade para formar uma lista para o CGT, o que inviabiliza a constituição e a tomada de posse desse órgão.
Os candidatos da Lista B aos Corpos Gerentes do SPGL sabem que, na sequência desta luta determinada e corajosa, o Ministério da Educação se prepara para substituir o Conselho Executivo democraticamente eleito e cujo mandato só termina em 2010, por uma Comissão Administrativa Provisória, de que será empossado presidente um elemento exterior à escola e recrutado pelo aparelho socialista de outro concelho.
O recurso a esta personagem decorre da incapacidade de na própria escola, e até em todo o concelho das Caldas da Rainha, não ter sido possível à DREL encontrar um único professor disponível para tão sórdida missão.
Por tudo isto os candidatos da Lista B aos Corpos Gerentes do SPGL querem saudar o profissionalismo e a resistência dos colegas do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, manifestando-lhes a nossa inteira solidariedade e a disponibilidade para contribuir por todos os meios ao nosso alcance para que essa solução anti-democrática não seja implementada.
Queremos também reafirmar o compromisso dos candidatos da Lista B na vigilância e na luta contra as ilegalidades e injustiças como esta, em defesa dos princípios democráticos e de uma Escola Pública de Qualidade para Todos.

1 comentário:

entre-linhas e entre-letras disse...

Aos colegas do Agrupamento de Santo Onofre tiro o meu chapéu. A sua coragem torna-se tanto maior quanto maior é a falta dela que assola a nossa classe.