segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

GATO POR LEBRE, OU UM RELATÓRIO TIPO OCDE

O Governo encomendou e pagou um relatório a uma equipa de "peritos" para avaliação das políticas para o primeiro ciclo. Os "peritos" dizem que usaram os métodos da OCDE para fazer o relatório que o Governo queria. Assim o relatório passou a ser designado por relatório da OCDE, provocando um entusiasmo propagandístico imediato no primeiro-ministro:

"Valeu a pena resistir, não desistir, enfrentar as dificuldades. Este é o caminho para o sucesso", afirmou José Sócrates, no encerramento da cerimónia de apresentação do relatório da OCDE sobre política educativa para o primeiro ciclo (2005-2008). Fazendo rasgados elogios à ministra da Educação, o primeiro-ministro recordou as "dificuldades" e incompreensões que as políticas de Maria de Lurdes Rodrigues têm enfrentado ao longo dos últimos anos, concluindo que "valeu a pena"."Que dificuldades, que incompreensões. Foram quatro anos de governação difíceis, mas valeu a pena", salientou, felicitando directamente Maria de Lurdes Rodrigues pelos resultados. "Foi um gosto trabalhar consigo", acrescentou, lamentando que seja preciso "alguém vir de fora", como os técnicos estrangeiros que elaboraram o relatório da OCDE, para dizer "bravo".

Mesmo considerando algum efeito positivo que possa ter havido, já que a situação no 1º Ciclo era confrangedora, o que o relatório "tipo" OCDE não diz é que continua a não haver resposta às necessárias condições de frequência da Escola Pública, designadamente ao nível dos transportes, tempos livres e refeições. Nem diz, nem pode ainda dizer, quais as consequências sociais do encerramento de milhares de escolas no interior. E assim por diante.
Mas lá que serviu os fins para que foi encomendado, isso serviu.

Sem comentários: