domingo, 26 de setembro de 2010

29 de Setembro - Jornada de Luta

Num momento em que por toda a Europa (aliás, por todo o mundo) os trabalhadores sofrem, mais que qualquer outro sector da sociedade, as consequências de uma crise que não provocaram, nomeadamente arrostando com o desemprego, o aumento da precariedade laboral e a redução dos seus salários, a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) convocou para o dia 29 de Setembro próximo uma jornada europeia de luta.

Esta jornada de luta assume diferentes contornos: além de uma manifestação europeia em Bruxelas, haverá greves gerais em alguns países (Espanha, por exemplo) e greves sectoriais e manifestações em outros.

Em Portugal, a CGTP-IN convocou Manifestações dos trabalhadores em Lisboa e no Porto, tendo como palavras de ordem centrais a defesa do emprego e dos salários e o combate às injustiças sociais, que se vêm agravando.

Os professores e educadores da zona do SPGL (e também do SPZona Sul) integrarão a manifestação de Lisboa, que partirá do Marques de Pombal, às 15 horas, e concentrar-se-ão ao fundo da Rua Fontes Pereira de Melo, do lado do Parque Eduardo VII.

Para prevenir eventuais dificuldades levantadas pelas escolas para justificar, ao abrigo da Lei, a ausência ao serviço, a FENPROF fez a entrega de um pré-aviso de greve, que deve ser usado apenas pelos docentes que dele necessitem.


Sem comentários: