segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Conferência de Imprensa da FENPROF

A atenção que um governo dá (ou não) à Educação Especial é um bom critério para aferir da qualidade (ou não) das políticas educativas

Realidade da Educação Especial confirma necessidade de medidas urgentes
Só entre 2008 e 2009, por causa da aplicação da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade) mais de 16.000 alunos perderam os apoios de Educação Especial a que tinham direito. Ao longo da legislatura anterior, foram mais de 40.000 os alunos afastados de uma Educação Especial que, por razões exclusivamente economicistas, vê cada vez mais estreito o seu campo de intervenção, limitando-se a responder aos casos clinicamente identificáveis.
Mas o número de alunos apoiados parece continuar a ser exagerado para o ME, razão por que o afastamento de crianças e jovens da Educação Especial não pára.
Com o objectivo de elaborar um diagnóstico correcto da situação e, a partir daí, construir e apresentar propostas concretas ao ME que permitam retomar os princípios de uma Escola Pública Inclusiva, a FENPROF elaborou um inquérito e, com ele, efectuou um levantamento da situação da Educação Especial, hoje, em Portugal. E os resultados são muito preocupantes: continuam a ser retirados apoios aos alunos; há uma grande falta de professores de Educação Especial, bem como de outros técnicos especializados; os recursos físicos e materiais estão aquém das necessidades… E tudo isto no ensino básico, ou seja, na escolaridade obrigatória de 9 anos. Tendo em consideração o alargamento da escolaridade para 12 anos, então pode afirmar-se que, a não serem tomadas medidas imediatas, a situação pode tornar-se trágica num sector (Ensino Secundário) que não tem, sequer, um quadro para a Educação Especial.
Com números recolhidos nas escolas e muita preocupação, a FENPROF divulgará a realidade da Educação Especial em conferência de imprensa a realizar no dia 17 de Fevereiro.2010 (quarta-feira) , às16h00,na sua sede, em Lisboa (Rua Fialho de Almeida, nº 3).
A FENPROF conta com a presença dos/das Senhores/as Jornalistas.
O Secretariado Nacional

Sem comentários: