segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Na hora da decisão

A menos de uma semana para decidir em que condições vai acabar a maioria absoluta e a arrogância de Sócrates e da sua equipa ministerial na Educação, há ainda muitos professores indecisos quanto ao sentido do seu voto.
Muito oportunamente, a FENPROF colocou um conjunto de 27 questões aos seis partidos com assento parlamentar, sendo as respostas obtidas um bom contributo para ajudar a formar opinião:


http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/M_Html/Mid_178/Anexos/Inqu%C3%A9ritoPartidos.pdf

Lendo também os programas dos partidos, verifica-se que, à excepção do PS, todos procuram corresponder às expectativas dos professores, embora nem todos dêem uma resposta credível à totalidade das reivindicações da classe docente, nem garantias de que cumprirão as promessas eleitorais.
Nos últimos dias, tem surgido com insistência a hipótese de um governo de coligação PS/BE. Ana Gomes e Mário Soares introduziram esse tema na campanha, com manifesto incómodo de Louçã que andava a piscar o olho aos votantes de Manuel Alegre, o qual já veio declarar o seu apoio a Sócrates. Fica à vista o papel de Louçã e do BE, uma espécie de remake do "Zé faz falta" na câmara de Lisboa. E viu-se a quem fazia falta.
A coligação que se prefigura já existe no SPGL que é dirigido por uma lista PS/BE que só não tem causado maiores danos à luta dos professores porque é outra a orientação da FENPROF.
Assim, no dia 27, os professores antes de votarem, devem pensar bem em quem podem confiar e em quem sempre esteve do seu lado em todas as lutas.
É preciso votar em quem dê garantias para uma mudança a sério.

2 comentários:

Unknown disse...

Está bem observado, mas há um pormenor que não foi referido. A coligação na direcção do SPGL não é só PS/BE. Inclui os reformistas que saíram do PCP por este não aderir às teses do euro-comunismo e da social-democracia. Caso do presidente António Avelãs que anda agora a fazer tagatés ao Santana Castilho:

http://www.spgl.pt/artigo.aspx?sid=bbabed64-e24f-44cd-8a81-9986cfc768ab&cntx=rIuph1A68W8SvkuqzHaYbIks4zd6zO%2B%2FdB5T8E4Qi0pBgzR18VjDSsTN0MnQ9OPJ

Unknown disse...

Quadrilha:

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.

João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade)

Volte a ler, substituindo Lili por Sócrates e J. Pinto Fernandes por Louçã.