segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MANIFESTO

UNIR OS PROFESSORES E EDUCADORES PARA REFORÇAR A LUTA!

ELEGER UMA DIRECÇÃO DE CONFIANÇA!


A crescente contestação e a luta dos professores e educadores dão-nos a certeza de que as políticas educativas do Governo estão condenadas à derrota. No espaço de oito meses, duas gigantescas manifestações trouxeram às ruas de Lisboa toda uma classe profissional em defesa da sua dignidade e da Escola Pública. Chegámos a um ponto fulcral da luta que é necessário aprofundar, para obrigar o Governo e os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à alteração substancial das políticas educativas. Hoje, mais do que nunca, a classe docente deve reforçar a sua unidade contra marés de contra-informação e continuar a mobilizar para a luta e para a acção sindical.

Os professores da Grande Lisboa, como os de todo o País, sentem-se desmotivados e cansados, devido à feroz acção do Governo de ataque à Escola Pública e à dignidade dos docentes. Com uma carreira dividida e enredados em burocracia, injustamente impedidos de, na prática, progredir na carreira, os professores estão sujeitos a um processo de avaliação de desempenho injusto e comprovadamente impraticável que deve ser imediatamente suspenso, confrontados com um modelo anti-democrático da gestão das escolas, com horários prolongados e envolvidos em tarefas inúteis que os desviam da matriz essencial da sua profissão que é ensinar e formar.

Também os docentes e investigadores das Universidades e Politécnicos têm razões bastantes em torno da aprovação do seu estatuto da carreira docente, da avaliação, do congelamento das carreiras, que justificam um aumento da luta que ponha termo à asfixia financeira do ensino superior público e à degradação da sua qualidade.

Perante estas realidades defendemos um sindicato que apoie mais os professores, que alargue a mais escolas a rede de delegados sindicais, que debata com os professores a situação nas escolas e as formas de luta a adoptar em cada momento, única forma de conseguir derrotar as políticas da 5 de Outubro.

É neste contexto que consideramos que só o projecto consubstanciado neste Manifesto pode gerar uma direcção para o SPGL mais próxima das escolas e dos problemas dos professores e do ensino, capaz de responder aos grandes desafios que se colocam ao movimento sindical docente, convocando-nos a participar, à volta do lema “UNIR OS PROFESSORES E EDUCADORES, REFORÇAR A LUTA! ELEGER UMA DIRECÇÃO DE CONFIANÇA.

-Por uma direcção sindical que se apoie e dê força aos professores, ouvindo-os e chamando-os a debater e decidir sobre as formas de luta a adoptar em defesa do seus interesses;

-Por uma direcção sindical que se apoie dê força aos professores nas suas escolas, através de um apoio efectivo aos delegados sindicais eleitos em cada escola, fornecendo-lhes os instrumentos necessários de formação sindical, a nível legislativo e jurídico, que apoiem e fortaleçam a sua acção;

-Por uma direcção sindical que transforme o sindicato num poderoso instrumento, que, junto dos outros sindicatos da FENPROF, reforce o caudal da luta comum dos professores de todos os graus de ensino contra a acção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, contra a acção deste Governo e das políticas que afrontem a dignidade dos professores.

Vamos construir um projecto de futuro que recupere a esperança para os professores e educadores e dê nova força ao SPGL, na defesa da vida democrática e dos direitos dos professores, a sua matriz fundadora.